quinta-feira, outubro 26, 2006

QUEM SÃO OS ANJOS?

Quem são os Anjos?

Os anjos são seres celestiais, dotados de grande generosidade de espírito altruísta, utilizam as imperfeições humanas para cumprir seu papel principal, que é o de colocar a humanidade em contato com as esferas superiores. Livres por natureza, escolhem nos acompanhar por toda a vida como fiéis seguidores. Como um servo abnegado, nosso anjo da guarda nos protege iluminando nossos caminhos, mesmo que muitas vezes participe no filme das nossas vidas apenas como um coadjuvante quase esquecido. Apesar da sua grande perfeição, por serem espíritos puros, os anjos são seres criados e, portanto, diferentes de Deus, que é o Espírito Criador a quem servem. Pela mesma razão, não são auto-suficientes, mas dependem, como todas as criaturas, da mão de Deus que lhes deu o ser e os mantém na existência. A sua perfeição e beleza, sendo imensa, é um débil reflexo da infinita perfeição e beleza de Deus.

Como puros espíritos sem carne e sem ossos, não tem tamanho nem forma alguma, porque não tem matéria. São criaturas simples, isto é, não tem partes como nós: não são constituídos de um corpo e uma alma, que podem separar-se com a morte, não tem pernas, mãos, rostos; não tem cor nem peso, nem nada que os nossos sentidos, mesmos auxiliados pelos mais poderosos microscópios, sismógrafos ou sensores de qualquer tipo, possam captar.

Os anjos tão pouco são uma espécie de “energia”, já que todos os tipos de energia estudados pela ciência física pertencem integralmente a este universo material, e os anjos são imateriais.
Talvez nos ajude a pensar que são como a alma humana depois da morte e antes da ressurreição do corpo, com a diferença de que a alma humana se acha incompleta nesse estado e não goza da plenitude de vida dos anjos.
Segundo o Catecismo os anjos são criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. Superaram em perfeição todas as criaturas visíveis, e disto dá testemunho o fulgor da sua glória.
É precisamente por não serem materiais que os anjos não estão sujeitos ao tempo, ao espaço ou a qualquer fenômeno físico. Não podem decompor-se ou corromper-se, e são portanto imortais. Desprovidos de corpo, os anjos não ocupam espaço.
Os anjos têm ser próprio, têm personalidade própria e portanto, uma ação própria. Estão onde querem estar!

Nenhum comentário: